Ao utilizar este site, você concorda com nossa política de privacidade.

Blog do Mulheres de Esperança

Tributo aos Amigos Encorajadores

Por Convidado(a)

24/03/2023, às 12h00 | Conteúdo atualizado em 22/03/2023, às 11h44

"Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração". Esta frase é parte da canção composta por Milton Nascimento e se tornou um hino à amizade. A inspiração surgiu depois de uma conversa entre Milton e Ricky Fataar, músico sul-africano, sobre a solidão em Los Angeles, onde ambos estavam trabalhando no final dos anos 70.

 

O brasileiro e seu novo amigo sentiam falta de contato físico entre as pessoas dali. Deste choque cultural surgiu uma bela amizade entre os dois músicos. De início, a música foi composta toda em inglês com o título "Unencounter" (Desencontro).

 

A versão em português recebeu o título de "Canção da América". A letra fala de uma grande amizade que marcou a vida do compositor. Fala do encorajamento que os amigos nos dão em tempos de dificuldades e ostracismo. Apresenta uma amizade cujo elo não é rompido pelo tempo e pela distância. E, quando este for o caso, a canção fala da certeza do reencontro.

 

Sem dúvida, amigos são essenciais em nossa vida. Todos nós precisamos de um amigo com quem possamos contar; alguém que nos encoraje nos momentos difíceis da jornada, quando as dores nos roubam a coragem; alguém que nos restaure a coragem para prosseguir. Que nos dê animo, que nos estimule, que nos incentive.

Felizmente, eu tenho algumas destas pessoas em minha vida, mas o espaço é pequeno para nomear todas elas. Quero, porém, citar uma - minha amiga Aydê que foi um instrumento de Deus para mim durante o tratamento de um câncer de mama.

 

Ela mesma havia passado por um processo doloroso devido a um câncer e, naquele momento, foi a materialização dos braços, olhos e ouvidos de Deus durante aquele período difícil. A Aydê já está com o Senhor, mas graças ao encorajamento recebido da minha grande amiga, pude conhecer um pouco mais daquele que para me encorajar, deu sua própria vida em meu lugar. Hoje, vivo na expectativa do reencontro com o Meu Senhor e com a Aydê.

 

Lídia Silva - Assistente do Ministério de Cursos Bíblicos da RTM

Compartilhe