Ao utilizar este site, você concorda com nossa política de privacidade.

Blog do Mulheres de Esperança

O poder da empatia

Por Fabiana Silva

02/02/2024, às 18h00 | Conteúdo atualizado em 02/02/2024, às 15h41

Empatia. Que palavra poderosa e desafiadora. A empatia nunca é solitária, sempre tem como objetivo alguém que será o seu alvo. Em nossos relacionamentos ela é exercida, as vezes até com facilidade quando conhecemos o outro e temos apreço por sua vida.

Mas como e difícil ser empático quando a realidade não é essa. A empatia bem praticada, pode gerar mudança de atitude, de pensamento e o olhar sobre a vida. Interessante pensar que ela também pode transformar o nosso coração.

Ao exercer a empatia exercitamos a nossa inteligência uma vez que ela estimula a nossa compreensão do outro, seus sentimentos; e nos ajuda com a nossa reciprocidade. Nos coloca como iguais, nos conectando muitas vezes com realidades diferentes das nossas, por isso temos tanto a aprender com ela.

 

Você se lembra da parábola do Bom Samaritano? Em Lucas 10.25-37. Jesus a contou como uma forma de praticar o amor ao próximo. Um homem que estava descendo de Jerusalém a Jericó foi assaltado, levaram suas roupas e o machucaram bastante e o deixaram ali sofrendo, quase morto.

 

Acontece que passou pelo caminho um sacerdote que quando viu a cena, mudou de estrada não dando importância ao homem. Depois passou um levita, que e olhou e também mudou pro outro lado da estrada, agindo de indiferença. Por último um samaritano que viajava pelo caminho, se compadeceu.

Se colocou no lugar daquele homem, pois ele mesmo poderia ter sido a vitima, o Samaritano desceu do cavalo, cuidou das feridas e depois o levou para um local seguro onde a ele pudesse se restabelecer.

 

Os dois homens que serviam a Deus o sacerdote e o levita, não praticaram o amor ao próximo, porém o samaritano sim e por isso foi chamado de “Bom” samaritano. Pois bem, nós também temos diariamente oportunidades de sermos bons samaritanos na vida de alguém, as vezes ouvindo um coração aflito, as vezes doando bens materiais ou aquilo que temos, socorrendo alguém que pede por socorro e por ai vai.

 

Todos os dias Deus nos dá a oportunidade de colocarmos em pratica a empatia, que na verdade é o amor ao próximo. Se hoje você estivesse ouvindo Jesus contar essa história, com quem você se identificaria? O sacerdote, o levita ou o samaritano? Que Deus nos ajude a exercermos o verdadeiro amor através da empatia!

 

Fabiana Silva - Coordenadora Mulheres de Esperança RTM Brasil.

Compartilhe