
Viva os processos!
Por Fabiana Silva
25/07/2025, às 19h00 | Conteúdo atualizado em 25/07/2025, às 16h46
Certa vez, eu estava descascando dentes de alho, algo que não gosto muito de fazer, porém é necessário pois pretendia preparar a pastinha de alho usada nos preparos de refeições.
Como todo processo há um tempo a ser dedicado e tarefas a serem cumpridas: Tirar casca por casca, observar os que estão em condições de uso, separar e processar.
Mesmo sabendo que é algo simples, deixei para fazer muito tempo depois. Eles ficaram na geladeira por dias e eu me esquivando de agir.
Ao pensar sobre isso, vi que na vida há muitos momentos em que teremos que passar por esses processos que são inevitáveis e necessários, mas que não queremos fazer. E vamos deixando nas prateleiras da nossa vida, ali abandonados...porque o nosso coração que é enganoso e preguiçoso (eu diria), só quer o resultado final mas não a parte chata e difícil.
Isso porque sabemos que muitas vezes será desconfortável e doloroso. É necessário perdoar alguém que nos machucou. Precisamos reconhecer que erramos, voltar atrás e pedir perdão. Também abrir aquela caixa secreta que guardamos no fundo do guarda-roupa ou debaixo da cama com memórias, histórias e entender que a vida seguiu e que hoje estamos tendo a oportunidade de deixar coisas e pessoas seguirem também.
E assim como a pasta de alho, vai demandar dedicação, autoconhecimento, desprendimento e desejo de mudança.
Mas de todos os processos, o mais lindo é a nossa nova vida com Cristo.
Lemos em Efésios 4. 25-31 ensinamentos sobre o processo da nossa nova Vida “ Não roubar mais, não usar linguajar sujo, não mentir mais, se livrar de toda amargura e tipos de maldade...”.
Tudo isso faz parte de um processo, e para isso é necessário haver uma ação de nossa parte. Precisamos reconhecer o novo caminho, e fazer o processo ao lado de Cristo e na companhia do Espírito para se ter uma nova vida e uma nova mente.
Encontramos então as palavras chave: Reconhecimento, ação, atitudes, mudança e resultados. Tudo isso faz parte deste processo.
A nossa vida é muito mais preciosa do que um pote de alho, por isso é tão necessário vivermos os processos visando o resultado que será o louvor a Deus, através de uma nova atitude, mente e a liberdade que Ele nos dá.
Observe a sua vida e comece os seus processos. Viva e aprenda com eles, tenha Esperança! Sempre poderemos recomeçar.
Que Deus te abençoe.
Fabiana Silva - Coordenadora Mulheres de Esperança RTM Brasil