Ao utilizar este site, você concorda com nossa política de privacidade.

Blog do Mulheres de Esperança

Quando o cansaço quer vencer!

Por Fabiana Silva

22/08/2025, às 18h00 | Conteúdo atualizado em 22/08/2025, às 17h08

Quantas de nós ao viver experiências de tamanho sacrifício e esforço se veem propensas a sair do caminho correto? Em muitas destas experiências nós podemos sofrer com o cansaço, a irritação , impaciência e descontrole. Com isso há uma grande oportunidade para estouramos e não seguirmos o plano inicial.

Há tarefas que exigem muito de nós. Exige a nossa capacidade de pensar, a nossa paciência, a nossa flexibilidade para entender e atender as situações inusitadas e em muitas casos temos o fator “ pessoas” envolvido, o que também é um desafio.

 

Você pensa em uma mãe que está à beira do cansaço físico e mental ao cuidar por noites seguidas de um filho doente e mesmo assim, enfrentar todas as outras demandas do dia. Pode imaginar outra mulher que segue sua jornada de trabalho, com uma lista interminável de tarefas e que ao fim do dia só quer um banho quente, comida prática e o silêncio.

 

Mas nós nos relacionamos, e os relacionamentos nos desgastam. Por isso, é uma área que requer de nós oração e atenção. Precisamos ser obedientes a Deus em nossos relacionamentos, em manter o nosso agir segundo a vontade Dele.

É nessas horas que nós podemos falhar, e sair do propósito para o qual fomos chamadas, sermos agentes de Sua graça na vida de outros.

 

Não, não é fácil. É um imenso desafio estar com o coração alinhado com Deus, e realizar tudo durante nosso dia seja em ações e palavras com mansidão, paciência e amor.

 

Será que quando vivemos momentos assim, nos parecemos com Moisés? No livro de Número no capítulo 20 temos Moisés enfrentando mais uma vez a reclamação do povo contra ele e contra Deus. Eles estavam com Sede e Moisés foi diante de Deus pedir em favor do povo. Ao ouvi-lo o Senhor ordenou “ Fale com a pedra, e dela sairá água para a comunidade e os rebanhos beberem” (v.8).

Moisés já cansado de lidar com tanta reclamação e insatisfação, então tomou uma atitude impensada e usou como motivação a sua Ira e o orgulho.

Ele reclamou com o povo e bateu 2x na Rocha. A ordem era falar, ele bateu.

 

Deus então permitiu que saísse água atendendo a necessidade de todos. Mas infelizmente com Moisés tratou de forma diferente. Através de sua desobediência Moisés não permitiu que o povo visse mais uma vez o milagre e a fidelidade de Deus. Com isso Ele que já estava nessa jornada, liderando lado a lado o povo, perdeu o direito de entrar na terra prometida. Imagino a sua tristeza em desobedecer a Deus e deixar que o seu eu falasse mais alto.

 

Como anda a motivação do nosso coração quando estamos cansadas? É importante pensarmos sobre isso, pois Deus não atua na nossa Ira, nem na nossa desobediência.

Mas nós devemos e podemos nos achegar a Ele e falar da nossa necessidade, pedir a sua orientação para que em tudo que fizermos seja algo realmente bom e correto. Pedir a Ele para mudar a nosso coração altivo para um coração manso e humilde, como o de Jesus.

 

Que o Senhor nos ajude a sermos filhas obedientes em todo tempo, mesmo quando estamos cansadas.

 

Que Deus te abençoe,

 

Fabiana Silva - Coordenadora Mulheres de Esperança RTM Brasil

Compartilhe