Ao utilizar este site, você concorda com nossa política de privacidade.

Notícias RTM

No Mês da Família, RTM traz dicas para cultos nos lares

Por Lucas Meloni

19/05/2023, às 11h00 | Conteúdo atualizado em 19/05/2023, às 10h54

A pedido da RTM Brasil, o pastor e professor Itamir Neves, apresentador do “Através da Bíblia” e do “Entendendo a Bíblia”, além de autor de diferentes livros da RTM Editora, traz dicas para os momentos de cultos familiares neste Mês da Família. Confira a seguir o que ele diz sobre o assunto:

 

CONVITE
Chame todo o pessoal para aquele momento de culto familiar. Antes, num momento com toda a família diga que está propondo a partir de certa data iniciar um período de culto com toda a família. Veja qual é o melhor horário para todos poderem participar. Estabeleça um período para poderem avaliar se gostaram, se Deus respondeu as orações, se foram edificados. Estabeleça um prazo de um ou dois meses para depois avaliarem.

 

ABERTURA
Inicie com uma oração, consagrando este momento ao Senhor. Escolha um texto bíblico para fazer uma sequência de meditações. Talvez um estudo sobre um personagem será mais cativante. Por exemplo: a vida de Abraão e Sara.
(no máximo 3 minutos)

 

MOMENTO DE LOUVORES OU HINOS
Separe um ou mais cânticos que sejam conhecidos de todos. Este é um momento muito importante onde o coração e a mente se preparam para receber a Palavra. Além disso, sabemos que Deus habita em meio aos louvores.


“Louvem-no, vocês que temem o Senhor! Glorifiquem-no todos vocês, descendentes de Jacó. Tremam diante dele, todos vocês, descendentes de Israel!” Sl 22.23
(5 a 10 minutos)

 

MOMENTO DE COMPARTILHAR
Neste momento, peça a todos para falarem, para compartilharem como foi o seu dia (pode ser o dia de ontem, ou o próprio dia). Pergunte de qual maneira eles puderam perceber a presença de Deus em alguma situação. Dê liberdade para que as dificuldades sejam compartilhadas, mas não queira responder e dar a solução na hora. É importante que haja uma atmosfera de confiança. Não seja crítico. Use palavras de amor e encorajamento. 

(10 minutos)

 

MOMENTO DE ESTUDO BÍBLICO
Leia o texto escolhido com tranquilidade e vivenciando o relato bíblico, para que os participantes sintam-se envolvidos. Depois de ler o texto, explique-o da forma mais simples e direta possível. Se possível levante algumas perguntas para que todos possam responder e assim participar com liberdade expondo o que estão entendendo do texto. Talvez o ideal sejam 3 perguntas, para todos, e uma individual para cada participante. A ideia é que todos falem sobre o texto e como estão vendo a ação de Deus naquela passagem. 

(20 a 25 minutos)

 

MOMENTO DE APLICAÇÕES
Sempre é bom pedir para que todos participem dizendo como aquele texto pode ser aplicado em nossas vidas, como colocá-lo em prática. Quando houver crianças (seus filhos pequenos), pergunte a eles como podem praticar aquilo que aprenderam.
(5 a 10 minutos)

 

MOMENTO DE ORAÇÕES
Este é um dos momentos mais preciosos do encontro. Apresente e deixe que todos apresentem suas necessidades pessoais (no trabalho, na escola, no serviço de casa, enfim, onde estiverem envolvidos). Incentive a todos orarem, uns pelos outros. Pode ter também uma oração que alcance todos os pedidos compartilhados. Ore para que estejamos firmes diante de Deus e testemunhando de Jesus Cristo.
(10 minutos)

 

LEMBRETE
Lembre o pessoal de que no dia seguinte haverá um novo encontro.

 

Compartilhe