Ao utilizar este site, você concorda com nossa política de privacidade.

Notícias RTM

Vamos para o outro lado

Por Convidado(a)

30/12/2024, às 07h45 | Conteúdo atualizado em 30/12/2024, às 07h52

“Certo dia, Jesus entrou no barco com os seus discípulos e disse: - Vamos para o outro lado do lago. Então, partiram.”


Esse texto está relatado no evangelho de Lucas 8.22. Na sequência do texto, Jesus adormece e começa sobre o lago um forte vendaval. O barco é inundado pelas águas. Os discípulos de Jesus ficam apavorados e decidem acordar Jesus clamando por socorro e porque acham que vão morrer. Jesus acorda, se levanta, repreende o vento e a violência das águas e tudo se acalma.


Nesse mesmo acontecimento relatado em Mateus, Jesus pergunta aos discípulos por que eles estão com tanto medo e diz que são homens de pequena fé.


Sim, entendemos que foi por esse motivo de pouca fé que aqueles homens ficaram com tanto temor, mas vale uma reflexão sobre a atenção e confiança nas palavras de Jesus.


Vamos recapitular as palavras de Jesus: “Vamos para o outro lado do lago”. Se os discípulos confiassem nas palavras de Jesus, então logo depois dele proferir essas palavras era uma certeza que eles chegariam do outro lado do lago. Os discípulos não se atentaram para esse detalhe.


Ou confiamos nas palavras do nosso Senhor quando ele diz que ou quando algo vai acontecer ou viveremos desconfiados e temerosos diante das experiências e circunstâncias da vida.


Quantas promessas temos do nosso Senhor que ele cuidará de nós? No mesmo evangelho de Lucas, no capítulo 12 versículos 27 a 30, a Palavra de Deus deixa claro o quanto Deus cuida dos seus. É comum, contudo, não atentarmos para as Escrituras e por isso agimos como os discípulos e vivemos preocupados, ansiosos, amedrontados, tristes, depressivos. Atuamos com nossas forças e razão, lutando em vão para resolver a questões da vida achando que é a melhor solução, mas na verdade é uma ação por falta de confiança, de atenção e pequena fé nas palavras do Senhor Jesus.


Devemos aprender muito com essa simples frase: “Vamos para o outro lado do lago”. Eu e você chegaremos do outro lado porque Jesus está conosco. Jesus está no barco. Se ele disse que chegaremos do outro lado, então chegaremos do outro lado. Entregue a ele toda sua ansiedade e temor.


Nada nesse mundo pode e deve tirar a confiança nas palavras do nosso Senhor Jesus, o nosso Deus.


Você está passando por uma tempestade? As águas estão inundando o seu barco? Aos seus olhos tudo parece que vai desmoronar ou afundar? A minha pergunta é: “Você confia verdadeiramente no Deus dos impossíveis? Confia que ele cuida? Confia no seu poder? No seu amor? Se sua resposta é sim, então entregue tudo a ele e ele cuidará de você!


Nesse mesmo capítulo 12, no versículo 31, Jesus diz para buscar o Reino de Deus, e essas coisas serão acrescentadas. Quais são essas coisas? Nos versículos anteriores, Jesus deixa claro para não nos preocuparmos com a própria vida, quanto ao que comermos, nem com o nosso próprio corpo, quanto ao que vestimos. Por maior que seja nossa preocupação, não conseguimos acrescentar uma hora que seja à nossa vida.


Deus cuida de nós. Deus cuida de você. Ele veste a erva do campo que hoje existe e amanhã é lançada no fogo, então ele o vestirá muito mais.


Em nosso tempo, a velocidade dos acontecimentos, informações e interações estão muito rápidas e existe uma preocupação exagerada com o futuro. Essa preocupação não é só daqueles que não conhecem a Deus, mas existe entre o povo de Deus. Este é o problema.


Nós, como povo de Deus e sua família, devemos ser o baluarte da fé cristã, mostrar através de nossa conduta que verdadeiramente confiamos no nosso Deus que confessamos publicamente.


Se posso chegar a alguma conclusão sobre a falta de confiança em Cristo, como os discípulos demonstraram naquela ocasião, eles ainda não tinham entendido que Jesus era Deus e tinha poder sobre os ventos e as águas. Eles ainda estavam conhecendo-o e só entenderam quem realmente era Jesus após sua morte e a descida do Espírito Santo.


E nós? E você? Será que ainda estamos conhecendo a Jesus e ainda não entendemos quem ele é? Será que ainda não confiamos nele e em suas palavras?


A minha oração é que entendamos claramente e confiemos nele por completo em todas as suas palavras.


Quando Cristo diz: “Venham a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês”, confie! Vá até ele e ele te dará descanso.


A vida é cheia de tempestades, cheia de incertezas aos nossos olhos, cheia de inundações em nosso barco, mas lembre-se, Jesus, o nosso Senhor, está no barco também e ele disse: “Vamos para o outro lado do lago”. Então, o nosso destino está garantido. Nós chegaremos e estaremos com ele do outro lado do lago e como é bom e seguro estar com ele.

 

Excelente ano de 2025 com Jesus!

 

Carlos Alberto Silva é designer gráfico e ilustrador da RTM Brasil e pastor na Igreja Batista Alemã de São Paulo (Ibasp).

 

 

Compartilhe