
Novos Acordes: RTM traz para rádio coluna histórica de Carlinhos Veiga na revista Ultimato
Por Lucas Meloni
27/06/2025, às 11h00 | Conteúdo atualizado em 27/06/2025, às 11h05
A partir de sexta (4), o público passa a conferir, na programação da RTM, o programa “Novos Acordes”, com Carlinhos Veiga. A produção é inspirada na coluna que Veiga mantém na revista Ultimato há 20 anos. A cada edição, o músico, compositor e apresentará compartilhará canções e novos nomes do meio cristão brasileiro.
Segundo a empresa de dados e insights Luminate, são lançadas cerca de 120 mil músicas por dia no mundo nas plataformas digitais como Spotify, Deezer, Apple Music, entre outras. Com tantas novas opções à disposição, nem sempre o público encontra canções de boa qualidade.
A ideia do novo programa, conforme explica Veiga, é abrir o catálogo de boas músicas, que dialoguem com o público cristão e que sejam edificantes e bíblicas.
“O ‘Novos Acordes’ tem a proposta de apresentar ao público músicas de qualidade. A gente tende a ouvir apenas aquilo que chega à nossa casa. Via de regra, música comercial, que são aquelas canções feitas para vender. Nesta avalanche, acabamos por perder o que há de melhor, os tesouros. O programa quer trazer ao público caminhos para chegar às canções de qualidade. Há muitos artistas que têm feito trabalhos com muita qualidade nos dias atuais. Costuma-se dizer que a música cristã do passado era superior à atual, mas não necessariamente. Temos músicas maravilhosas”, comentou.
O grande diferencial do programa em relação à coluna da revista é que o público terá uma imersão sonora pelo universo antes descrito em palavras. É o que abrirá janelas para experiências marcantes e singulares.
O projeto para o programa começou em 2024, com todo o planejamento dos temas que serão trabalhados nas edições desta temporada. “Nos primeiros programas trabalharemos em cima de alguns álbuns lançados por Josani Pimenta; álbum ‘Confraria’, de Luciano Garruti e Gladir Cabral; EP ‘Instrumental’, de Edilênio Souza, canções de Jessé Lucas, grupo Logos, Coletivo Candiero, entre outros artistas. Há uma grande diversidade de linguagens, de estilos musicais no meio cristão. Quem acompanhar o programa será grandemente enriquecido”, acrescentou.
Playlist do Carlinhos
O que será que não sai da playlist de um artista tão completo como Carlinhos Veiga? Ele próprio explica. A música brasileira é uma constante, sobretudo, aquelas que refletem a riqueza do regionalismo. “Sempre ouço Gladir Cabral, Paulo Nazareth, Priscila Barreto, Vanessa Pinheiro, Ana Flor, Rubão Lima, Expresso Luz (grupo do qual participei por mais de 12 anos), Jorge Camargo, Gerson Borges, Céu na Boca, Vencedores por Cristo, Guilherme Kerr, Stenio Marcius, João Alexandre, Coletivo Candiero (e seus respectivos artistas), entre vários e vários outros”, disse.
Temporada
O programa será semanal e terá 52 edições. O número representa um grande desafio, mas também é uma ótima oportunidade, como define o apresentador e produtor, porque é uma janela especial para novos talentos. Além de músicas, o público terá detalhes e curiosidades das composições, informações atualizadas sobre os artistas e o contexto das composições.
Identidade visual
A identidade visual do programa foi elaborada pelo designer da RTM, Carlos Alberto Silva (Queko Brown). “A mão está na posição de um acorde no violão. Usei a representação de acordes no canto superior. As cores do Brasil estão presentes porque o programa tem compromisso com a brasilidade. Como é uma versão em áudio, fiz um fone de ouvido. Usei o logo da Ultimato para destacar que é uma parceria entre a RTM e a Editora Ultimato”, explicou Brown.
Informações do programa
Cada edição terá duração de 27 minutos. Os novos episódios vão ao ar pela programação da RTM às sextas, às 15h. As reprises serão aos sábados, às 10h e às 23h; aos domingos, às 2h30, às 8h30 e às 16h30. “Novos Acordes” será também disponibilizado em podcast nas principais plataformas digitais.