Ao utilizar este site, você concorda com nossa política de privacidade.

Notícias RTM

Crônica do Peregrino: As lições do Monte

Por Lucas Meloni

04/11/2025, às 10h15 | Conteúdo atualizado em 04/11/2025, às 10h14

Parece um tanto contraditório ler que felizes são os pobres. A pobreza humana mancha a profundidade da ideia de pobreza que Jesus traz à luz no Sermão do Monte (Mateus 5). Podem ser felizes aqueles que sabem que são pobres espiritualmente, ou seja, totalmente dependentes de Deus. Alegres são aqueles que reconhecem que são incapazes de ter qualquer mérito, que reconhecem que não são autossuficientes.


Seria irônico dizer que felizes são os que choram? Não. São esses que rasgam o coração na presença de Deus e entregam sua vida ao próprio autor da vida. O próprio Deus dará consolo a corações sinceros.


Humildade é tema fora de moda na atualidade? Para Deus, nunca será. Ele chama por humildes, por aqueles que querem ser ensinados, corrigidos e conduzidos em amor por ele.


Felizes são aqueles que têm fome e sede de justiça, ou seja, anseiam pela vontade de Deus prevalecendo no mundo. É lindo imaginar quando viveremos a plenitude desta mensagem, sem manchas do nosso pecado.


Ah, os misericordiosos. Estes são bem-aventurados porque o Senhor tem misericórdia deles. Se somos alvos da misericórdia de Deus, devemos semear a misericórdia no coração dos outros.


Nada supera a felicidade de ter o coração puro, livre da malícia, da culpa pelo pecado. Apenas meu Senhor pode purificar um coração imundo. De coração puro, vejo a obra de Deus em minha vida. 


Felizes são os que semeiam a paz, pois essas pessoas são tratadas como filhas de Deus. 


São felizes também os perseguidos, porque fazem a vontade de Deus de pregar e viver o evangelho onde quer que estejam. A eles pertence o Reino dos Céus.


O Sermão do Monte é, antes de tudo, a compreensão essencial do que é abrir mão de sua vida por amor a Cristo. Isso não nos deve ser pesado; afinal, o próprio Jesus se entregou por amor em nosso favor.

 

Crônica baseada no minicurso Octógono - Uma Vida Feliz Segundo Jesus

Compartilhe