Ao utilizar este site, você concorda com nossa política de privacidade.

Notícias RTM

RTM acompanha Congresso de Pregadores da CBESP, em Sumaré

Por Lucas Meloni

29/04/2025, às 15h30 | Conteúdo atualizado em 29/04/2025, às 15h35

Até a quarta (30), a Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP) promove a terceira edição do Congresso de Pregadores do Estado de São Paulo. A RTM está presente no evento e faz a cobertura por texto, em áudio e com registros em vídeo para redes sociais. A temática desta edição lança luz sobre o sermão, principal ferramenta do trabalho do pregador.

 

Cerca de 100 inscritos estão desde segunda (28) no Acampamento Batista em Sumaré (SP). Nesta edição, os pastores palestrantes são Manu Mezabarba (Igreja Batista Itaim Paulista), que falou sobre as temáticas "O Mundo Mudou, a Pregação Precisa Mudar?" e "Os Oito Tipos de Sermões" e Rivanildo Guedes (Igreja Batista Unida do Brás), que destacou o assunto "A Bíblia como Literatura".

 

 

"É importante que tenhamos acesso e usemos ferramentas e APPs que tornem os sermões mais acessíveis. Estamos em 2025, no maior estado do Brasil. Temos todas as condições de desenvolver mensagens não apenas efetivas, mas também afetivas, apontando a verdade da Palavra", explicou Mezabarba.

 

Durante o encontro, o público acompanha palestras e tem tempo para interações e conexões. 

 

Nelson Pacheco, presidente da CBESP e pastor da Igreja Batista do Ipiranga, destaca a importância deste evento. "Trabalhamos a temática do sermão porque ele é o instrumento fundamental de quem prega. À luz de 2 Timóteo 4.2, temos a orientação de Paulo ao jovem pastor: 'prega a Palavra'. O sermão deve é o instrumento, o meio que aponta para a inspirada Palavra de Deus. O desafio é sempre estar atento a como pregar para a glória de Deus", disse.

 

                                                                                            

 

Além da questão da construção do sermão, o evento busca apresentar aos presentes a relação entre a literatura e o texto bíblico. Guedes destacou que Machado de Assis e a Bíblia têm mais a ver do que as pessoas imaginam. O pastor explicou que Machado era um leitor da Bíblia e analisou alguns elementos do livro "Esaú e Jacó", de Machado de Assis.

 

"É possível ser um estudioso da Bíblia e um acadêmico. No início da minha vida, eu apenas estudei em lugares onde havia o pressuposto da fé. Entendi que se eu quisesse mesmo me comunicar com as gerações atuais, eu preciso ir para a universidade, enfrentando os desafios que os mais jovens têm", comentou.

 

Dentre os participantes, o consenso é a respeito de como foram desafiados através das mensagens.

 

"Certamente sairei daqui desafiado a repensar as formas e as técnicas de pregação porque fomos apresentados a muitos modelos. Para dialogar com os públicos que estão ao nosso redor, a ideia é sempre aprimorar este recurso", analisou o pastor Luciano Peterlevitz, da Primeira Igreja Batista de Sumaré.

 

Engana-se quem acha que o evento é restrito a homens. Um grupo de mulheres esteve presente para acompanhar as palestras. Neusa Soares dos Santos, da Igreja Batista em Regente Feijó (distante 547 km da cidade de São Paulo), procurou o congresso em busca de capacitação. "Eu sou uma pregadora em minha igreja local. Integro um grupo de pregadores e compreendo a importância de sempre entender mais sobre sermões e sobre técnicas de compartilhar a Palavra", explicou à RTM.

 

Durante a programação da RTM na terça, algumas entrevistas e conteúdos captados no Congresso foram veiculados na programação da rádio e postados nas redes sociais da RTM.

 

Alguns registros do evento serão disponibilizados pela CBESP em seus canais oficiais. Para saber detalhes, acesse o site da CBESP.

Compartilhe