Ao utilizar este site, você concorda com nossa política de privacidade.

Notícias RTM

Pesquisa mostra efeitos da pandemia na área da educação no Brasil

Por Beatriz Gonçalves

09/02/2021, às 16h24 | Conteúdo atualizado em 09/05/2021, às 01h50

 

Pesquisa feita pela Fundação Lemann, Itaú Social e Imaginable Futures mostra que 4,8 milhões de alunos afirmam não terem recebido nenhum tipo de atividade virtual ou impressa desde o começo da pandemia, em março de 2020. O número equivale a 18% do total de estudantes nos ensinos fundamental e médio da rede pública no país.

 

De acordo com o levantamento Retratos da Educação no Contexto da Pandemia do Coronavírus - Um olhar sobre múltiplas desigualdades, quatro em cada 10 estudantes (42%) não possuem equipamentos adequados e condições para a realização dos estudos remotos. Observa-se, a partir dos números, que houve grandes diferenças no ensino entre regiões do Brasil. Enquanto no Sudeste, sete em cada 10 alunos tiveram aulas virtuais com professores, apenas quatro estudantes (a cada grupo de 10) tiveram acesso ao ensino digital nas regiões Nordeste e Sul.

 

Um dos participantes do estudo foi o diretor – fundador do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), Ernesto Faria. Em entrevista à Agência Brasil,  pesquisador explica que o material tem como objetivo trazer diferentes olhares de pessoas envolvidas no processo de educação. “A ideia é mostrar como foi esse período para os professores, pais e gestores se tratando de tomada de decisão para a educação. Assim, passar uma visão completa de qual foi o cenário educacional”, explicou.

 

A pesquisa completa está disponível em: https://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2021/01/Retratos-da-educacao-no-contexto-da-pandemia.pdf

Compartilhe